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Saiba como curtir melhor o seu 4×4

Com uma ferramenta poderosa na garagem, os proprietários de veículos com tração 4×4 convivem com o desejo de ir para o mundo “off-road”. Para que a sua aventura se torne uma boa memória, acompanhe as dicas que preparamos para evitar surpresas desagradáveis e aproveitar ao máximo as vantagens desse tipo de automóvel! 

Antes de dar a partida 
Uma boa revisão é essencial para pegar a estrada com segurança. Certifique o estado dos componentes: 

– Nível de água; 

– Óleo; 

– Freios; 

– Embreagem; 

– Pneus; 

– Cintos. 

Em relação à pressão dos pneus, o recomendado é baixá-la para 18 ou 20 libras quando for passar por trechos com lama. Já em pistas com pedras, a calibragem deve estar acima de 26 libras. Trechos arenosos exigem uma pressão de 18 ou 20 libras (caso a situação seja extrema, deixe chegar a 13 libras). 

Alguns equipamentos podem ser úteis em momentos de emergência, tais como cabo para ligação direta, pás pequenas, lanterna, facão, bomba para calibrar os pneus, corda para reboque, entre outros. 

Além disso, providencie um kit de primeiros socorros, protetor solar, repelente, roupas extras, água e alimentos. 

Bloqueio do Diferencial 
Essa função deve ser acionada em trechos com lama ou pedras, porque são pisos de baixa aderência. Ao usar o bloqueio de diferencial há uma transferência de tração de modo igual entre as quatro rodas, o que mantém o automóvel em movimento mesmo quando uma das rodas perde aderência ao solo. 

Tração 4×4 
A tração nas quatro rodas é útil nos terrenos de baixa aderência (lama, areia ou lugares molhados). Há modelos em que a tração é integral, logo, o sistema irá identificar sozinho o momento de acionar as rodas traseiras. Já naqueles carros em que ela precisa ser acionada por uma alavanca ou botão, o motorista deverá tomar essa ação somente quando for necessário, pois, caso contrário, haverá um gasto desnecessário de combustível e desgaste dos componentes. Esse acionamento deve ser feito antes de chegar ao ambiente que está sob chuva forte ou escorregadio, porque o efeito da tração pode não ser o mesmo se ligada depois de o veículo já se encontrar atolado. 

Quando acionar a tração 4×4 reduzida? 
Esta função deve ser utilizada somente para transpor obstáculos que exigem mais força do veículo em baixas velocidades (áreas alagadas, subidas íngremes, declives e lama), uma vez que ela altera a relação do diferencial. 

Cuidado nas áreas alagadas 
Se o trecho tiver menos de 50 centímetros de água, opte pela tração 4×4 reduzida e acione o bloqueio do diferencial, caso seu carro conte com tal recurso. 

Não troque a marcha durante a travessia e faça-a bem devagar. 

Agora, caso a profundidade do trecho for maior que 50 centímetros, use um snorkel no veículo. 

Subidas e descidas íngremes  
A tração reduzida dá força suficiente para o carro chegar ao topo nas subidas. Já nas descidas íngremes, ela mantém a velocidade baixa com o auxílio do freio-motor sem desgastar os freios.  

Se o seu veículo começar a derrapar, faça movimentos suaves com o volante e leves acelerações para retomar a tração. 

Nunca faça subidas em ângulos! 

Ainda não possui o seu veículo 4×4 para encarar o “off-road”? Clique aqui e conheça a Renault Duster 4×4 (Dynamique)! 

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