Como funciona o câmbio automático?

Primeiramente, existem diferentes tipos de câmbio automático disponíveis no mercado. O mais comum é o câmbio epicíclico, composto por um arranjo complexo de engrenagens planetárias e um conversor de torque hidráulico. Uma central eletrônica gerencia as trocas de marcha considerando a rotação do motor e a velocidade do veículo. As transmissões automáticas com conversor de torque são otimizadas para proporcionar conforto, com trocas mais suaves.

Os carros equipados com câmbio automático possuem comandos identificados por letras na alavanca:

  • P (Park): utilizada exclusivamente para estacionar
  • R (Reverse): aciona a marcha à ré para manobras
  • N (Neutro): equivalente ao ponto morto do câmbio manual
  • D (Drive): engata a 1ª marcha e move o veículo para frente, realizando automaticamente as trocas subsequentes
  • L (Low): marcha de maior força para subidas íngremes ou para aproveitar o freio-motor em descidas

Alguns modelos oferecem funções adicionais como S (Sport), que privilegia o desempenho ao estender as marchas, e M (Manual), que permite realizar trocas manuais através da própria alavanca ou de aletas no volante.

Mitos e verdades 

Algumas pessoas afirmam que carros com câmbio automático gastam mais combustível. Entretanto, suas tecnologias mantêm as rotações baixas em marchas reduzidas. Além disso, houve significativo aumento no número de marchas disponíveis, o que contribui para manter o motor sempre próximo do regime ideal de funcionamento.

Também há o mito de que é preciso colocar a alavanca em neutro nas paradas, exigindo a atenção dos motoristas. Em modelos mais recentes, a própria transmissão coloca automaticamente o câmbio na posição N quando o veículo permanece parado por determinado período. Em outros casos, o sistema start-stop promove o desligamento automático do motor, engatando a marcha assim que os motoristas liberam o pedal do freio.

Por outro lado, é verdade que esses modelos possuem trocas mais rápidas. Aliás, o sistema permite realizar mudanças sem interromper a entrega de torque para as rodas, algo impossível com uma caixa manual, que necessita desacoplar temporariamente a transmissão do motor durante as trocas.

Vantagens 

São os principais benefícios do câmbio automático:

Conforto incomparável

A eliminação do pedal da embreagem e da necessidade de trocar manualmente as marchas proporciona uma experiência de condução significativamente mais relaxante. Os motoristas podem concentrar-se no trânsito e na direção, sem preocupações adicionais com o gerenciamento da transmissão, reduzindo consideravelmente a fadiga em congestionamentos ou viagens prolongadas.

Suavidade nas trocas

Diferentemente dos veículos com câmbio manual, sujeitos a solavancos durante as trocas de marcha, os automáticos realizam transições suaves e precisas entre as marchas. Isto se traduz em maior conforto tanto para quem dirige quanto para os passageiros.

Durabilidade superior

Os câmbios automáticos são projetados para funcionar com máxima eficiência, aumentando a vida útil dos componentes da engrenagem. Com manutenção adequada, podem ultrapassar 100 mil quilômetros de uso sem necessidade de grandes reparos.

Facilidade de uso

Dirigir um veículo equipado com câmbio automático é consideravelmente mais simples e requer menos habilidade técnica do que um com transmissão manual. Tal característica é particularmente benéfica para iniciantes.


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Referências:

Mobiauto

Uol

Estadão